O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná

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Autor(es): dc.contributorSilva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorGomes Filho, Dirlô Saldanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50544-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50544-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Darice Zanardini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos de cunho ideológico que estão supostos nos discursos tanto de professores, quanto da mídia e nos livros escolares, que apontam a efetiva necessidade e a possibilidade do ensino de Filosofia. Possui, como pano de fundo, uma interpretação das Diretrizes Curriculares para a educação pública do Estado do Paraná (DCE), no que se refere às práticas pedagógicas e o desenvolvimento de ferramentas didáticas, considerando suas consequências para o desenvolvimento e utilização das novas tecnologias e suas plataformas educacionais. Destaca-se também a função que a teoria deleuziana da criação de conceitos cumpre nas DCE, enquanto pressuposto para a prática pedagógica filosófica. Com esse estudo, pretendemos auxiliar os professores filósofos a terem clareza sobre em que consiste a atividade filosófica em sala de aula e qual sua especificidade em relação a outras disciplinas.-
Formato: dc.format38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da educaçao-
Título: dc.titleO uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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