A pedagogia da alternância e os temas geradores : estratégias para a aprendizagem de ciências naturais na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Fernando Cavalcanti, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Sonia Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50543-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Cavalcanti Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA educação proposta pelas escolas do meio rural passou por diversas modificações desde sua implantação no Brasil, porém ainda prevalece um ensino baseado no meio urbano. Uma alternativa de escola que resgate o interesse do aluno camponês para continuar seus estudos é a proposta pela Casa Familiar Rural.Neste texto apresenta-se a origem e metodologia da Casa Familiar Rural, e também a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores para proporcionar ao aluno do campo atividades educativas que estejam voltadas para sua realidade.O ensino ministrado na maioria das escolas não corresponde aos anseios do aluno camponês, sendo os conteúdos apresentados de forma fragmentada e desvinculada do cotidiano do aluno, em decorrência desta situação apresentam-se dificuldades de aprendizagem. Este trabalho investiga se a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores pode auxiliar na resolução desta problemática na disciplina de Ciências Naturais, através de uma análise qualitativa dos dados levantados. Foram realizadas visitas e pesquisas na Casa Familiar Rural do município de Rio Bonito do Iguaçu,buscando investigar as vantagens e dificuldades da aplicação destas metodologias junto aos coordenadores,professores e alunos da instituição.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA pedagogia da alternância e os temas geradores : estratégias para a aprendizagem de ciências naturais na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.