A construção da horta escolar na perspectiva da sustentabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Everson da, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMartins, Soni Ariane Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:53:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:53:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50542-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Everson da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente relatório atende ao eixo "Práticas pedagógicas, Comunidades e Pesquisa em Educação Ambiental" do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, e descreve os resultados do projeto de intervenção implementado no Colégio Estadual do Campo Professor Percy Teixeira de Faria, em Rio Branco do Sul - Paraná, junto a alunos no 9° ano do ensino fundamental, no primeiro semestre do ano de 2013, tendo como objetivos: desenvolver nos alunos, de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta, proporcionando como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem, na forma de uma horta escolar; possibilitar condições para os alunos perceberem a horta como um espaço vivo, onde os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável; oportunizar a descoberta das técnicas de plantio e cuidados com as plantas, técnicas de manejo e proteção da estrutura do solo. O suporte teórico compreendeu conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, implementação de horta escolar e composteira; e ações humanas voltadas ao uso consciente do meio ambiente. Os resultados obtidos compreendem: a reflexão dos alunos sobre a importância de usar os recursos naturais de forma equilibrada para garantir a sustentabilidade e uma alimentação saudável; a efetivação de uma horta e de uma composteira na escola, e, consequentemente, a produção de legumes, hortaliças, ervas e chás, cuja colheita integra, hoje, parte da merenda escolar.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Desenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectHorta orgânica-
Título: dc.titleA construção da horta escolar na perspectiva da sustentabilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.