Leitura, compreensão e produção de texto como meios indispensáveis para melhoria da qualidade de vida do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGandin, Rosangela Valachinski, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorKurta, Sirlei de Fatima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50540-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rosangela Valachinski Gandin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse artigo é relatar experiências e observações feitas durante as aulas de inglês no Ensino Fundamental durante os meses de fevereiro e março em escolas públicas do município de São Miguel do Iguaçu, que recebem alunos oriundos das mais diferentes comunidades tais como: quilombolas, empregados de fazenda, pequenos produtores rurais, filhos de fazendeiros, habitantes da periferia da cidade que já habitaram o campo, entre outros.Uma velha mala de viagem contendo livros, revistas, jornais, panfletos, artigos, textos destacados de livros didáticos e outros materiais de leitura foi transformada em biblioteca e levada para a sala de aula.A leitura foi realizada de modo espontâneo, cada aluno podia escolher o que ler e em seguida fazer um comentário para a classe.No início da atividade as falas eram tímidas mas a medida que foram se habituando com a prática de ler e comentar os alunos se soltaram, ficando a vontade para ler e falar sobre o assunto escolhido. No final de algum tempo a leitura tornou-se um hábito. Hoje os alunos sentem a falta da mala biblioteca e quando ela não se encontra na sala todos querem saber o motivo. Desta maneira reforçando que as atividades com leitura representam uma ampliação, uma nova maneira de aprender e se relacionar com o mundo e oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento crítico e o enfrentamento dos desafios sociais.A leitura em seus variados níveis é uma abordagem metodológica que busca desenvolver a capacidade crítica do ser humano em constante pocesso de humanização.-
Formato: dc.format1 recurso online (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia marxista-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Título: dc.titleLeitura, compreensão e produção de texto como meios indispensáveis para melhoria da qualidade de vida do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.