Educação do campo em regime de alternância : uma possibilidade

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Autor(es): dc.contributorFarias, Maria Isabel, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorPassos, Simone Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50538-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maria Isabel Farias-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: 2014.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de se trabalhar a Educação do Campo, através da Alternância, tomando como base a Casa Familiar Rural de Pato Branco. Apresenta ainda um breve histórico da Educação do Campo a partir dos Movimentos Sociais, bem como a luta dos trabalhadores do Campo, para conseguir o direito de estudar e permanecer no campo, com toda a dignidade inerente ao ser humano. O estudo nos mostrou ainda a real necessidade deste trabalho de alternância, no que diz respeito ao fato do aluno poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente durante as aulas e ao mesmo tempo poder ajudar seus pais em suas propriedades. Chegamos a este entendimento a partir de conversas realizadas com os pais e alguns moradores da comunidade no entorno da Casa Familiar Rural de Pato Branco, que nos falaram da importância desta forma de trabalho, para a aprendizagem dos alunos, bem como um grande alicerce para mantê-los no campo, e o mais importante, a partir desta valorização este educando consegue sentir e demonstrar orgulho de seu pertencimento enquanto cidadão do Campo-
Formato: dc.format1 arquivo (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleEducação do campo em regime de alternância : uma possibilidade-
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