Educação do campo : Projeto Horta Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Fernando Cavalcanti, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Silvana Perinazzo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50532-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Cavalcanti Moreira-
Descrição: dc.descriptionTítulo da capa: Atividades complementares como instrumento pedagógico : Projeto Horta Escolar-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, visando conhecer o desenvolvimento do Programa de Atividade Complementares Curriculares em Contraturno do Projeto Horta Escolar, implantada em 2013, no Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, no município de Laranjeiras do Sul/PR. O principal objetivo é conhecer a realização do trabalho integrado ao currículo escolar e em que medida este favorece o resgate e a valorização dos conhecimentos do grupo familiar sobre a agricultura. Analisamos como esta atividade complementar corresponde às demandas educacionais e aos anseios da comunidade, bem como ela possibilita a maior integração entre alunos, escola e comunidade. Essa pesquisa utilizou da metodologia de abordagem qualitativa a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire e o contexto interdisciplinar, nas atividades desenvolvidas na horta orgânica escolar. Os resultados esperados direcionam para a modificação dos hábitos e atitudes dos alunos do Ensino Médio quanto à percepção do processo educativo, estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, contribuindo na formação de cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleEducação do campo : Projeto Horta Escolar-
Título: dc.titleAtividades complementares como instrumento pedagógico : Projeto Horta Escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.