Um olhar investigativo sobre a escola e o desafio da coordenação pedagógica frente à construção da gestão democrática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLinhares, Líbia Aparecida Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:08:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:08:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50528-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :O presente trabalho teve como objeto de estudo a implementação da gestão democrática numa escola da Rede Pública Paranaense. Reconhecendo a escola como espaço contraditório, que ora convoca e ora resiste à tomada de decisões coletivas, pretendemos investigar a contribuição da coordenação pedagógica no processo de construção da gestão escolar democrática. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica e qualitativa, retomando os princípios de Gestão Democrática, a fim de subsidiar a coleta e análise de dados que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa. Assim, por meio de entrevistas e questionários, obtivemos informações valiosas acerca da compreensão que os educadores têm sobre o tema em questão. Entre os benefícios e as dificuldades de se implementar esse modelo de gestão, concluímos que a gestão escolar democrática não se realiza somente a partir da promulgação de leis, mas necessita de empenho e comprometimento das pessoas em transformar essa decisão em um ato político-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleUm olhar investigativo sobre a escola e o desafio da coordenação pedagógica frente à construção da gestão democrática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.