Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Limberger, Sandra Fatima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50526 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Édina Mayer Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em discutir o cotidiano e a qualidade do uso do transporte escolar dos alunos que frequentam a Escola do Campo São Luiz da Comunidade Rural de Maralúcia do Município de Medianeira no Paraná. Ainda pretende discutir a mobilidade do campo como direito, relacionado-a com a política pública de educação do campo, o transporte e a permanência na escola a fim de elencar sugestões ao enfrentamento escolar, comunitário e dos gestores para a superação dos limites investigados, cooperando com a organização da vida cidadã. Isto se justifica pois os estudantes da Educação Básica que moram em área rural ou distante de sua escola têm direito ao transporte gratuito, em condições de mobilidade segura e com eficiência. Como sou parte do corpo docente da Escola a metodologia utilizada foi a observação, diário de campo e entrevista, fundamentando as discussões através da pesquisa bibliográfica. Os estudos apontam que no caso apresentado há a necessidade de realizar medidas que possam efetivamente elevar as condições de qualidade do serviço prestado, sendo importante observar que a distância do percurso não é o único fator responsável pelo alto tempo de deslocamento dos alunos, nem ao desconforto que esses apresentam ao longo do trajeto. Dentre essas condições do transporte pode-se citar: condições das vias, qualidade dos veículos, taxa de ocupação dos veículos, dentre outras. Além do fato da grande diversidade dos veículos serem velhos, com idade média de mais de 16 anos, apresentando má conservação e, além disso, são veículos nem sempre aptos a operaram nas condições do meio rural. Grande parte dos aspectos que levaram o transporte escolar rural ao estado atual é reflexo da carência de políticas voltadas para o setor, e também de falhas no processo de gestão, planejamento e regulação desse serviço. O estudo ainda permite assinalar a necessidade do cumprimento dos princípios da Educação do Campo como uma dimensão a possibilitar que os moradores de áreas rurais se desenvolvam e criem oportunidades para melhoria de sua condição de vida | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([15] p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | As dificuldades da comunidade escolar rural de Maralúcia do município de Medianeira - PR - no uso do transporte escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: