Plantas medicinais : uma experiência pedagógica no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte - Ensino Fundamental e Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBica, Gabriela Schenato, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRigoni, Rubiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:18:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:18:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50521-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Gabriela Schenato Bica-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é resultado da intervenção pedagógica realizada com os educandos do 7°ano no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte, localizado na comunidade de Vieiras, município de Palmeira, estado do Paraná. O trabalho foi desenvolvido durante a pós-graduação Especialização em Educação do Campo (EAD), através da implementação de experiência pedagógica em escola de campo, objetivando através da prática a legitimação da efetivação das Diretrizes Curriculares do Campo no contexto escolar. Logo, para delimitação do tema optouse em trabalhar as plantas medicinais, uma proposta pedagógica que partiu da necessidade da construção de um conhecimento cientificamente aceito sobre as espécimes medicinais, sem entrar em conflito com o saber popular dessa comunidade. Dessa forma, ao desenvolvermos uma experiência pedagógica relacionada à temática plantas medicinais pode ocorrer a valorização dos sujeitos e de sua experiência, o que permite reverter a descontextualização do ensino nas escolas do campo. O desafio de reverter a descontextualização do ensino vem ao encontro com uma educação integrada à geografia local dos sujeitos, uma estratégia utilizada para possibilitar a construção de significados pessoais aos conteúdos trabalhados em sala de aula.-
Formato: dc.format1 recurso online (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titlePlantas medicinais : uma experiência pedagógica no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte - Ensino Fundamental e Médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.