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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Barth, Ione | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50514 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50514 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Ms. Mariana F. Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O artigo explora a importância do pedagogo escolar na implementação do Projeto Político Pedagógico, enfocando os limites e possibilidades na realização de um P.P.P. teóricoprático, visto que a transformação em realidade dos conhecimentos e das intencionalidades presentes no Projeto Político Pedagógico processa-se na práxis educativa. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico a fim de promover uma reflexão e, um trabalho de campo, em uma abordagem qualitativa, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, analisando as respostas, à luz dos principais teóricos pesquisados Libâneo (1996 e 1999), Saviani (1985) e Gadotti (2004), que tratam da temática. Os sujeitos da pesquisa foram pedagogos atuantes nas escolas estaduais do município de Santa Izabel do Oeste. Os dados coletados apontaram as diversas problemáticas enfrentadas pelo pedagogo na implementação do Projeto Político Pedagógico. Conclui-se que caberá ao mesmo articular os encaminhamentos necessários para a organização do trabalho pedagógico, deixando claro seu papel na escola, visando à efetiva implementação do P.P.P., que é o grande desafio do pedagogo no âmbito da ação coletiva. À luz de uma concepção de educação transformadora, o pedagogo tem uma função de extrema relevância, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | Limites e possibilidades da atuação do pedagogo na implementação do projeto político pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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