Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Sloboda, Andréia Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50510 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50510 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Antonio Charles S. Almeida. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo, pretende-se refletir sobreo uso das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, enfocando os desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade. A pesquisa sobre o tema é importante para que se possa obter uma melhor compreensão sobre os desafios dos educadores da atualidade em aliar a educação tradicional aos subsídios das tecnologias, em que o gestor e o professor se deparam com alguns desafios na execução de suas atribuições. Partindo dessa situação da inclusão digital nas escolas, objetivou-se identificar os principais desafios encontrados e/ou enfrentados pelo diretor escolar e professores, ao incorporarem em suas práticas escolares as tecnologias. E quais são as possibilidades de conciliarem as tecnologias no processo de gestão democrática? Os dados revelaram que o fato de que ter somente os recursos tecnológicos, dentro do ambiente escolar, não implica que estes recursos serão, efetivamente, utilizados em suas potencialidades. Esta foi uma das questões levantadas ao longoda pesquisa, pois o uso das tecnologias pode se configurar como um meio de exclusão, visto que muitos professores e alunos não têm acesso às tecnologias. E aos professores que tem as tecnologias ao se redor, falta-lhe a formação necessária para utilizar os recursos tecnológicos no ambiente escolar. | - |
Formato: dc.format | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar : desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: