As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar : desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSloboda, Andréia Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50510-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Antonio Charles S. Almeida.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste artigo, pretende-se refletir sobreo uso das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, enfocando os desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade. A pesquisa sobre o tema é importante para que se possa obter uma melhor compreensão sobre os desafios dos educadores da atualidade em aliar a educação tradicional aos subsídios das tecnologias, em que o gestor e o professor se deparam com alguns desafios na execução de suas atribuições. Partindo dessa situação da inclusão digital nas escolas, objetivou-se identificar os principais desafios encontrados e/ou enfrentados pelo diretor escolar e professores, ao incorporarem em suas práticas escolares as tecnologias. E quais são as possibilidades de conciliarem as tecnologias no processo de gestão democrática? Os dados revelaram que o fato de que ter somente os recursos tecnológicos, dentro do ambiente escolar, não implica que estes recursos serão, efetivamente, utilizados em suas potencialidades. Esta foi uma das questões levantadas ao longoda pesquisa, pois o uso das tecnologias pode se configurar como um meio de exclusão, visto que muitos professores e alunos não têm acesso às tecnologias. E aos professores que tem as tecnologias ao se redor, falta-lhe a formação necessária para utilizar os recursos tecnológicos no ambiente escolar.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar : desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.