
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Katuta, Angela Massumi, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Rosana Wichineski de Lara de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50506 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50506 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ângela Massumi Katuta | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A educação do campo foi desassistida em suas especificidades durante séculos, desde a colonização brasileira, mas esta situação começou a ser revertida a partir da LDB 9394/96 e no Paraná a partir da publicação de documentos específicos, DCE-educação do campo e Cadernos Temáticos. Ainda assim, práticas pedagógicas efetivas de educação do campo ocorrem isoladamente e são raras em artigos e periódicos. O presente artigo tem como principal objetivo relatar algumas experiências vivenciadas em um colégio estadual no município de Antônio Olinto Paraná. A primeira vivência é a implantação e expansão do projeto horta escolar orgânica para as casas dos educandos, aproveitando os conhecimentos dos familiares dos mesmos como metodologia de ensino, propiciando não apenas o resgate dos conhecimentos da comunidade, mas também a possibilidade de geração de renda extra às famílias, convidadas a participar do programa de aquisição de alimentos (PAA) do governo federal para entregar legumes e verduras na própria escola. Este trabalho ainda serviu como instrumento pedagógico multidisciplinar, a medida que forneceu situações para contextualização de conteúdos e aprendizagens diversas. Há também o relato de uma prática simples na disciplina de biologia a fim de dar significado à mesma na vida dos educandos, envolvendo a área da Botânica, conteúdo complexo, lotado de conceitos e termos científicos que levam, muitas vezes, ao desinteresse e a não compreensão por parte dos estudantes. O conteúdo foi abordado utilizando-se da participação efetiva dos mesmos, através de coleta de materiais e discussões e a partir de observações empíricas realizadas por estes, na comunidade. Em ambas as situações, foi observada uma mudança de postura dos educandos em relação a escola e aos conteúdos tratados, despertando maior interesse e situações novas de aprendizagem. Tais iniciativas demostraram o quão importante é a contextualização e o desenvolvimento de atividades que realmente despertem o interesse dos alunos, permitindo a estes compreender melhor sua realidade e a partir disto transformá-la. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botanica - Estudo e ensino - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | Por uma educação do campo : pequenos passos em uma escola de Antônio Olinto - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: