Dialogando sobre sexualidade no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKatuta, Angela Massumi, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSene, Rosana Aparecida Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50505-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dra. Angela Massumi Katuta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo tem como objetivo analisar como os professores, professoras, educandos, educandas, pais, mães e ou responsáveis da escola pública do Paraná, Escola Estadual Ruben Alves do Ensino Fundamental*, lidam com a questão da "Sexualidade na Escola". Se torna relevante o presente estudo, pelo fato de ser constatado no ambiente escolar as brincadeiras, os apelidos, as chacotas, as agressões e os constrangimentos envolvendo a sexualidade dos estudantes. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido através de questionário para os pares: pais, mães e responsáveis, professores e professoras, educandos e educandas, do 8 ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Ruben Alves, com o propósito de verificar maneiras construtivas de inserir o diálogo, respeito e dignidade a todos os sujeitos que venham a fazer parte do ambiente escolar, sem sofrer preconceito e discriminação pela sua sexualidade. Nesse sentido, a proposta que surgiu para trabalhar com os(as) estudantes, além do questionário, foi a elaboração e aplicabilidade de material didático com o tema "Sexualidade". Essa intervenção possibilitou discussões polêmicas e importantes para a desconstrução de estereótipos preconceituosos em relação a sexualidade do "outro", de forma a despertar nos(as) estudantes a valorização e o respeito pelos sujeitos tidos como "diferentes" na sala de aula. O reconhecimento de que o "outro" merece respeito foi constado através de depoimentos e mudança de atitudes dos estudantes no ambiente escolar-
Formato: dc.format1 arquivo ([34] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Título: dc.titleDialogando sobre sexualidade no ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.