
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dahmer, Gilson Walmor, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bovi, Rita de Cassia Albonico de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50498 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50498 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Gilson Walmor Dahmer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho que ora apresento, vem de encontro à angústia de muitos professores da área de Matemática, que buscam incansavelmente novas metodologias para o ensino dessa disciplina que, na maioria das vezes, é vista como difícil e inacessível por muitos de nossos alunos. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o uso das tecnologias no Ensino Fundamental, onde o software GeoGebra ocupou o papel de mediador para tornar o estudo dos triângulos no 8º ano algo atraente, promovendo também a integração do estudante com as Tecnologias da Informática aplicadas à Educação Matemática. Ressalto que o uso do software GeoGebra permite trabalhar a Geometria de forma dinâmica e visual, já que o mesmo possibilita o movimento das mais variadas formas geométricas, facilitando a compreensão dos educandos, levando-os ao interesse pelo assunto, e ainda, tornando as aulas mais atrativas e com possibilidade de atingir a maioria dos objetivos propostos de ensino e de aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Triangulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | O software GeoGebra aplicado ao estudo dos triângulos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: