A utilização das pesquisas de opinião nas campanhas para eleições majoritárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPanke, Luciana, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem-
Autor(es): dc.creatorTesseroli, Ricardo Germano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50497-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Luciana Panke.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 25-26-
Descrição: dc.descriptionResumo: A utilização das pesquisas eleitorais não se limita apenas à sua citação direta dentro do programa eleitoral ou a divulgação em jornais, telejornais, rádios e demais meios de comunicação. Elas são utilizadas também, pelas coordenações das campanhas, candidatos e partidos para acompanhar a evolução do candidato e dos adversários, definir estratégias e apontar alternativas viáveis para uma campanha. O presente trabalho se propõe a fazer uma revisão bibliográfica de estudos em língua portuguesa, que tratam da utilização das pesquisas de opinião em campanhas para eleições majoritárias. O trabalho está dividido em quatro partes: na primeira será apresentado um relato histórico do surgimento e aplicação de pesquisas de opinião; logo em seguida, é exposto como são feitas as campanhas modernas e onde as pesquisas de opinião se enquadram. Na terceira parte, será abordada a utilização das pesquisas dentro das campanhas eleitorais e na sequencia, são apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados. A investigação é concluída apontando que ao longo dos anos, candidatos, partidos, estrategistas políticos, consultores e publicitários aprenderam a ter, nas pesquisas de opinião, importantes aliadas na condução de suas campanhas.-
Formato: dc.format1 arquivo (27 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursos de campanha eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação política-
Título: dc.titleA utilização das pesquisas de opinião nas campanhas para eleições majoritárias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.