Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Bariviera Filho, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50483 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50483 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : O estudo em foco é um embasamento sobre o currículo das escolas do campo numa perspectiva transversal e interdisciplinar, no município de Manoel Ribas, Pr, rejeitando uma postura tradicional, fragmentária do conhecimento, propondo uma visão mais integradora em relação aos currículos das escolas do campo. Esse tema, estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei – Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, Pr, num aspecto de desenvolvimento sustentável com ênfase na educação, surgiu no início do curso de Educação do Campo, fruto de uma antiga preocupação enquanto educador de escola rural, em relação à sustentabilidade local, ressaltando que, a mesma não tem sido priorizada nos currículos escolares ao longo dos tempos no processo educativo. O objetivo de início pautou na obtenção de maiores conhecimentos sobre a forma que os currículos escolares têm contribuído na educação para a sustentabilidade e, simultaneamente questionar sobre a formação de um currículo diferenciado para as escolas do campo, uma vez que os professores analisados trabalham tanto em escola do campo como em escolas urbanas. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O estudo em foco é um embasamento sobre o currículo das escolas do campo numa perspectiva transversal e interdisciplinar, no município de Manoel Ribas, Pr, rejeitando uma postura tradicional, fragmentária do conhecimento, propondo uma visão mais integradora em relação aos currículos das escolas do campo. Esse tema, estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei – Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, Pr, num aspecto de desenvolvimento sustentável com ênfase na educação, surgiu no início do curso de Educação do Campo, fruto de uma antiga preocupação enquanto educador de escola rural, em relação à sustentabilidade local, ressaltando que, a mesma não tem sido priorizada nos currículos escolares ao longo dos tempos no processo educativo. O objetivo de início pautou na obtenção de maiores conhecimentos sobre a forma que os currículos escolares têm contribuído na educação para a sustentabilidade e, simultaneamente questionar sobre a formação de um currículo diferenciado para as escolas do campo, uma vez que os professores analisados trabalham tanto em escola do campo como em escolas urbanas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (16 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | - |
Título: dc.title | Estudo sobre o currículo da Escola Estadual do Campo Cristo Rei - Ensino Fundamental, no Município de Manoel Ribas, PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: