Literatura infantil como fonte geradora de noções geográficas na educação infantil em escola do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Maria Isabel, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorPerboni, Marly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:49:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:49:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50467-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50467-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria Isabel Farias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionPor meio deste, visamos desenvolver atividades na área da Geografia que levem os alunos da Educação Infantil da Escola Rural Municipal Passo da Ilha, a formularem seus próprios conceitos geográficos de forma descontraída e motivada através da literatura Infantil. O trabalho apresenta um breve relato do histórico da Escola do Campo, procedimentos metodológicos utilizados e por fim, há as conclusões sobre o estudo e uso da Literatura Infantil na Educação Infantil, para desenvolver noções geográficas. Abordamos três planejamentos de ensino, um para cada história utilizada. No planejamento de ensino A, trabalhamos com história infantil "A Cigarra e a Formiga"; no planejamento de ensino B, trabalhamos com a história infantil "Os Três Porquinhos" e no Planejamento de ensino C, trabalhamos com a história infantil "O Rato da Cidade e o Rato do Campo". Na elaboração dos planejamentos usamos Os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Consideramos que os objetivos foram alcançados, visto que, a alegria, o entusiasmo e a satisfação, estiveram presentes durante a aplicação dos planejamentos de ensino e ao analisarmos os trabalhos realizados pelas crianças, percebemos que as mesmas conseguiram se apropriar de diversas noções geográficas abordadas através das histórias.-
Formato: dc.format1 recurso online (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleLiteratura infantil como fonte geradora de noções geográficas na educação infantil em escola do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.