A etnomatemática e a modelagem matemática como uma alternativa de ensino aprendizagem da matemática para a escola do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Marli Basaglia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50466-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Lúcia Maria Gonçalves de Resende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo relata uma experiência de ensino, em sala de aula. A metodologia proposta foi a modelagem matemática e a etnomatemática como metodologia alternativa. Foi elaborada uma proposta para trabalhar a teoria aliada à pratica através do Sistema Métrico de Medida , bem como sua utilização no cotidiano dos aluno, realizada junto à Escola Municipal Maria de Lurdes Mello no Município de Iretama com o objetivo de investigar quais as estratégias que os alunos do 5ºAno do Ensino Fundamental desenvolviam para compreender o Sistema Métrico Decimal. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade que viabilizasse discutir conceitos matemáticos. Foi abordado uma situação que se faz presente no dia a dia desses alunos e partimos da abordagem à conhecimentos matemáticos , para assim construir um elo entre a prática e a teoria. O objetivo deste trabalho pautou-se em proporcionar aos alunos uma nova abordagem de se desenvolver uma Matemática ligada ao cotidiano . Concluiu-se que a modelagem matemática é um método de ensinoaprendizagem que favorece o ensino das teorias e dos conceitos matemáticos a partir da realidade do aluno, envolvendo-o emocionalmente com o problema e com o conteúdo levando-o a aprender os conceitos-
Formato: dc.format1 recurso online (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatematica-
Palavras-chave: dc.subjectSistema métrico-
Título: dc.titleA etnomatemática e a modelagem matemática como uma alternativa de ensino aprendizagem da matemática para a escola do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.