Técnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos : problematizando a educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorGnoatto, Marina Lucini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50462-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Aurelio Zanlorenzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO discurso com relação aos problemas ambientais são frequentes, o homem que convivia em harmonia com a natureza e dela tirava o seu sustento, degradou-a. Grandes transformações ocorreram na forma de se produzir o alimento, e muitas destas contribuíram e/ou causaram grandes problemas ambientais e atualmente nos deparamos com o problema do êxodo rural, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. As discussões sobre estas questões precisam começar na escola. Neste trabalho apresentaremos algumas alternativas possíveis de se desenvolver na escola do campo. A educação dos povos do campo que foi históricamente marginalizada se reconstruir num processo coletivo, procurando forjar uma nova identidade e até um novo foco de desenvolvimento humano. Nesse sentido é preciso romper com a lógica do desenvolvimento econômico capitalista, e desenvolver uma política pública e didática que valorize os saberes, as experiências, a cultura, a identidade, enfim, as especificidades dos povos do campo. Buscamos através das técnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos, fortalecer a cultura, desenvolver o processo de apropriação e elaboração de novos conhecimentos, bem como desenvolver estudos e problematizações sobre as questões relativas ao trabalho, sustentabilidade e cultura dos povos do campo. Através da pesquisa realizada na turma do terceiro ano do primeiro ciclo percebemos que as atividades foram enriquecedoras e possibilitaram inúmeras problematizações e reflexões que partiram dos conhecimentos prévios dos alunos, pois, procuramos desenvolver reflexões críticas e elaborar propostas educativas que incluam os alunos e os valorizem no processo, ou seja, mostrando que é possível partir do conhecimento dos povos do campo, valorizar sua cultura e suas especificidades.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas ornamentais - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectAdubos e fertilizantes-
Título: dc.titleTécnicas de jardinagem, ervas medicinais e a produção de insumos orgânicos : problematizando a educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.