A percepção das crianças em relação à cultura brincante : uma experiência desenvolvida no projeto de extensão "conhecendo e vivenciando as artes visuais" da UFPR Setor Litoral

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGraziola Junior, Paulo Gaspar-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes-
Autor(es): dc.creatorScuoteguazza, Paula Goulart de Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/50440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50440-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de graduação visa primeiramente, o estudo teórico e prático acerca da manifestação popular do Cavalo Marinho presente na região da Zona da Mata de Pernambuco, localizado no Nordeste do Brasil. Como base para o estudo teórico, desenvolveu-se a análise de estudos referentes ao brincar, à cultura brincante, à educação formal e informal, ao saber da experiência, o corpo e a ludicidade. Este estudo, ocorreu por meio de diálogos entre pensadores, pesquisadores e brincantes. Posteriormente, buscou-se planejar a realização de uma oficina como base prática desta pesquisa. A qual teve como público alvo, crianças participantes do curso "Atelier Criando com Arte", inserido no projeto de extensão universitária "Conhecendo e Vivenciando com as Artes Visuais", do curso de Licenciatura em Artes, localizado no próprio núcleo de ensino, no município de Matinhos, no litoral do Paraná, Brasil. Esta oficina teve como foco, ampliar os horizontes referentes às brincadeiras populares brasileiras e a arte-educação. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender qual a percepção das crianças em relação à cultura brincante. Como percurso metodológico, a pesquisa foi realizada através de Estudo de Caso, entendendo a oficina temática como o caso a ser pesquisado. No contexto dessa pesquisa, o estudo de caso serviu como recorte metodológico e a pesquisa participante serviu como modo de interlocução entre os sujeitos. Buscou-se, através da compilação de dados qualitativos, analisar a realidade experienciada pelos participantes, através de Análise de Conteúdo. Como principais resultados, pode-se afirmar que houve uma interação por parte das crianças ao vivenciar o diálogo entre manifestação popular, cultura brincante e arte-educação. Estas percepções, detalhadas na análise final desta pesquisa, ocorreram pela disposição e interesse das crianças em compartilhar, em todo o processo criativo, seus sentimentos e ideias ao se envolverem com o contexto artístico e brincante, presentes nas oficinas-
Formato: dc.format71 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFolclore - Pernambuco-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Folclore-
Palavras-chave: dc.subjectPernambuco - Cultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectFestas populares - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Curso de Licenciatura em Artes-
Título: dc.titleA percepção das crianças em relação à cultura brincante : uma experiência desenvolvida no projeto de extensão "conhecendo e vivenciando as artes visuais" da UFPR Setor Litoral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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