
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Pimentel, Andréia Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50417 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50417 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dr (a). Karen Franklin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Apresenta-se o caráter emancipatório da filosofia em contraste com os problemas pedagógicos, que envolve a formação e prática de ensino da disciplina de filosofia. A abordagem sobre o ensino da filosofia baseia-se nas Diretrizes Curriculares da Educação e bibliografias de filósofos que tratam do assunto. A noção de emancipação que se defende no ensino da filosofia tem como referencial o livro "o mestre ignorante" de Rancière, que trata do princípio da igualdade de inteligências, considerado tanto no ato de ensinar quanto de aprender. Pretende-se, assim, estabelecer uma inter-relação entre a formação, a prática de ensino e as questões de método; e configurar a emancipação como princípio fundamental na formação e na prática de ensino de filosofia. | - |
| Formato: dc.format | 41 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodo de projeto no ensino | - |
| Título: dc.title | O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: