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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hartmann, José Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Maia, Alexsandro Alves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50411 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. José Hartmann | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo buscará versar sobre a categoria da "Afrocentricidade", enquanto mudança epistemológica, possibilitando percebermos diante de nossa práxis pedagógica como a filosofia possui diferentes formas de ver a realidade posta por um paradigma e uma construção ideológica do eurocentrismo que determina como vemos e agimos no mundo. Dessa forma, surge o paradoxo do eurocentrismo versos afrocentrismo, que não pretende por meio dos argumentos exaltar ou se posicionar a favor de uma ideologia que existe e cria realidades, mas sim, entendermos como o povo negro se ressignifica na sua história, cultura, religiosidade e epistemologia, sendo assim, temos diversas percepções, uma delas seria a afrocentricidade defendida por Molef Kate Assante categorizando e teorizando uma perspectiva de uma filosofia de origem africana, na qual suas formas epistemológicas vão de encontro com a implementação da Lei nº 10.639/2003, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que altera a LDB, postulando a sua obrigatoriedade. | - |
| Formato: dc.format | 35 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | - |
| Título: dc.title | Afrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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