Afrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula

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Autor(es): dc.contributorHartmann, José Augusto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMaia, Alexsandro Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50411-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Me. José Hartmann-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo buscará versar sobre a categoria da "Afrocentricidade", enquanto mudança epistemológica, possibilitando percebermos diante de nossa práxis pedagógica como a filosofia possui diferentes formas de ver a realidade posta por um paradigma e uma construção ideológica do eurocentrismo que determina como vemos e agimos no mundo. Dessa forma, surge o paradoxo do eurocentrismo versos afrocentrismo, que não pretende por meio dos argumentos exaltar ou se posicionar a favor de uma ideologia que existe e cria realidades, mas sim, entendermos como o povo negro se ressignifica na sua história, cultura, religiosidade e epistemologia, sendo assim, temos diversas percepções, uma delas seria a afrocentricidade defendida por Molef Kate Assante categorizando e teorizando uma perspectiva de uma filosofia de origem africana, na qual suas formas epistemológicas vão de encontro com a implementação da Lei nº 10.639/2003, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que altera a LDB, postulando a sua obrigatoriedade.-
Formato: dc.format35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racial-
Título: dc.titleAfrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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