Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Veiga, Adriana Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50410 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho docente na disciplina de filosofia no Ensino Médio requer um olhar atento para as demandas sociais nas quais o aluno está inserido. A realidade na qual a escola faz parte, requer uma educação voltada a busca da participação plena dos cidadãos que se pretende formar a fim de conduzi-los à plena atuação em seu meio de forma ativa e consciente. Abordar a degradação ambiental é utilizar dos conhecimentos que o estudante advêm para, com conhecimentos científicos, sistematizar em ações que possam levá-lo a buscar mudanças, intervindo plenamente. Com aulas ativas voltadas para objetivos claros que propõem e levantam soluções para a realidade, os professores podem responder e encaminhar o aluno do Ensino Médio a refletir e ao mesmo tempo atuar na comunidade local. Embasando em textos filosóficos, o professor pode desenvolver um trabalho de pesquisa, atrelando a realidade aos encaminhamentos pedagógicos de sala de aula. Debates, desenvolvimento de projetos teóricos e práticos, inserção do aluno na problemática levantada juntamente com busca por soluções, são propósitos de uma filosofia voltada para a formação humana em sua plenitude. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Abordagem temática do ensino de filosofia no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: