Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocellin, Ronei Clécio, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorSilverio, Aderlan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50409-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Ronei Clécio Mocellin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, dentre os quais interessam os chamados obstáculos pedagógicos. Procurou-se uma análise estrutural da principal obra do autor, A formação do espírito científico, de 1938, a fim de identificar a noção de obstáculos epistemológicos, enquanto entraves produzidos pela empiria à tarefa de representação concreta do mundo. Investiga-se aqui se e como tais obstáculos podem ser relacionados com o ensino de Filosofia. Acredita-se que tal proposta possa elucidar e problematizar aspectos importantes do processo de ensino e aprendizagem na disciplina, desvelando ou refutando a presença dos obstáculos por meio da proposição de um projeto de pesquisa no campo da avaliação construtivista comparada.-
Formato: dc.format37 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleObstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.