A dança na educação infantil : vivências em uma escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKliemann, Gisele-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Thais Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/50398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50398-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou compreender possibilidades do ensino da dança na educação infantil, num processo que se origina no repertório corporal do aluno, sem o desejo de ensinar um estilo de dança pré-estabelecido. A partir de pesquisas acerca dos elementos de movimento Tempo e Espaço, produzida por Rudolf Laban e desenvolvimento psicomotor infantil, além de leituras sobre a dança na escola, pretendeu-se desenvolver uma proposta de trabalho com a dança na educação infantil, especificamente com crianças com idade entre 4 e 5 anos. A proposta visava à aprendizagem dos elementos de movimento "tempo e espaço" através de uma dança que trabalhasse a espontaneidade das crianças, e permitisse a utilização de seu repertório corporal, incentivando a dança criativa. Foram planejados e desenvolvidos 10 encontros com 9 crianças da turma Pré II do período da manhã, do CMEI Rainha da Paz, localizado em Paranaguá. Durante os encontros, as crianças experimentaram e conheceram sobre os elementos de movimento de forma prática, num ambiente de respeito e diversão. E, por meio das rodas de conversa, observações e registros produzidos nas 10 aulas, foram constatados avanços satisfatórios no desenvolvimento das noções de espaço e tempo e de consciência corporal, além de um repertório corporal mais amplo-
Formato: dc.format28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDança - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Curso de Licenciatura em Artes-
Título: dc.titleA dança na educação infantil : vivências em uma escola pública-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.