Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kliemann, Gisele | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Thais Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:16:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:16:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/50398 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50398 | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou compreender possibilidades do ensino da dança na educação infantil, num processo que se origina no repertório corporal do aluno, sem o desejo de ensinar um estilo de dança pré-estabelecido. A partir de pesquisas acerca dos elementos de movimento Tempo e Espaço, produzida por Rudolf Laban e desenvolvimento psicomotor infantil, além de leituras sobre a dança na escola, pretendeu-se desenvolver uma proposta de trabalho com a dança na educação infantil, especificamente com crianças com idade entre 4 e 5 anos. A proposta visava à aprendizagem dos elementos de movimento "tempo e espaço" através de uma dança que trabalhasse a espontaneidade das crianças, e permitisse a utilização de seu repertório corporal, incentivando a dança criativa. Foram planejados e desenvolvidos 10 encontros com 9 crianças da turma Pré II do período da manhã, do CMEI Rainha da Paz, localizado em Paranaguá. Durante os encontros, as crianças experimentaram e conheceram sobre os elementos de movimento de forma prática, num ambiente de respeito e diversão. E, por meio das rodas de conversa, observações e registros produzidos nas 10 aulas, foram constatados avanços satisfatórios no desenvolvimento das noções de espaço e tempo e de consciência corporal, além de um repertório corporal mais amplo | - |
Formato: dc.format | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | - |
Título: dc.title | A dança na educação infantil : vivências em uma escola pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: