A importância da educação escolar na formação da identidade campesina

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Autor(es): dc.contributorGandin, Rosangela Valachinski, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Margarida Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50395-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rosangela Valachinski Gandin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo contribuir com levantamento de dados sobre o motivo que tem levado os jovens do campo a desmotivação da vida campesina e gerar dados para que a escola possa contribuir com propostas de atividades que minimizam a realidade desses jovens, fazendo com que eles possam perceber que poderão exercer suas profissões em atividades econômicas ligadas a terra. A metodologia contou com explicação sobre o estudo e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas para 50 estudantes matriculados em uma escola do campo, situada em assentamento, no centro-oeste do estado do Paraná. A análise dos dados apontou que 48 estudantes não têm interesse em permanecer no campo após a conclusão do Ensino Médio, porque tem o desejo de ir morar e procurar trabalho que não esteja ligada à terra. Conclui-se que os jovens estudantes, apesar de terem nascidos no campo, não possuem a identidade campesina, por isso, manifestaram o desejo de exercer profissões não ligadas à terra e que a escola do campo tem o papel fundamental de gerar trabalhos pedagógicos que permitam o estudante refletir que ele poderá buscar cursos superiores ligados à terra.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMigração rural-urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos sem terra-
Palavras-chave: dc.subjectInvasão de terras-
Título: dc.titleA importância da educação escolar na formação da identidade campesina-
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