Colégio Estadual Sertãozinho - EFMN - Matinhos : uma experiencia de educação ambiental, sala verde e saida de campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Everson da, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMachado, Marcos Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50394-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Everson da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o processo histórico ocorrido nas instituições de ensino ao longo das décadas, vemos as grandes mudanças ocorridas, na qual a pouco tempo atrás, não tínhamos celulares, utilizava se "quadro e giz". Atualmente, temos telefones de última geração e muitas tecnologias ao alcance da maioria dos nossos educandos, como a internet. Mesmo assim, na maioria das aulas, ainda utilizamos as mesmas ferramentas de tempos atrás e esperamos a mesma atenção de nossos alunos. Neste trabalho, vamos mostrar as nossas experiências na chamada "sala verde", registraremos nossos êxitos, e descreveremos as práticas (citadas). Objetivamos a construção de uma escola, como um espaço educador sustentável, na qual nossas crianças vão ter uma real ideia da sua importância como um todo na construção e manutenção da sociedade. Nosso principal objetivo é criar um local no Colégio, uma sala que não tenha paredes (sala verde), onde os educandos se sintam livres para opinarem e participarem ativamente de atividades ali desenvolvidas De forma pratica poderemos trabalhar os conceitos da Educação Ambiental, vivenciamos de fato quilo que só é visto através dos livros didáticos e explicado no quadro negro. Procuramos relatar as ações realizadas com os alunos e bolsistas do PIBID, as praticas realizadas durante o ano letivo contemplando os conteúdos que foram trabalhados fortalecendo, o processo de ensino aprendizagem. Observamos, de maneira pratica que os alunos conseguiram vivenciar e compreender os temas expostos de forma mais eficaz se comparado aos processos habituais da sala de aula formal. Assim, através da vivencia e experimentação, alcançamos o objeto de aprendizagem proposto para uma educação ambiental emancipatória.-
Formato: dc.format62 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMetodos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientalismo - Aspectos sociais-
Título: dc.titleColégio Estadual Sertãozinho - EFMN - Matinhos : uma experiencia de educação ambiental, sala verde e saida de campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.