Trajetória histórica e o educando com direito a educação do/no campo

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Autor(es): dc.contributorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorVaz, Marcia Elizangela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50387-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Aurélio Zanlorenzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende abordar a trajetória histórica da Educação do Campo enquanto realidade concreta, discorrendo sobre as principais leis que envolvem a mesma num contexto geral e mais profundamente as políticas públicas para a Educação do Campo no Estado do Paraná, contemplando suas mudanças e contribuições. Tendo como foco compreender como tais leis têm contribuído, ou não, para o desenvolvimento de uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para sobreviver. Seguindo esse contexto histórico pretende-se analisar o direito do educando à educação com qualidade possibilitando, assim, sua efetiva aprendizagem fazendo uso de instrumentos vivenciados no campo. Concomitante com as políticas públicas de modo geral no Estado do Paraná analisar a concepção de campo como lugar de trabalho e desenvolvimento visando os benefícios do ensino com qualidade para com os educandos no\do campo. O espaço escolar do campo não pode ser concebido apenas onde se reproduza conhecimentos já existentes, mas que sejam construídas novas concepções que vão de encontro com sua realidade, sem deixar os conhecimentos pré-definidos de lado. Sob o ponto de vista metodológico, optou-se pelo método de analise bibliográfica observando a trajetória da educação do/no campo, tendo como ponto norteador as leis, decretos e outros textos oficiais com relação às práticas educacionais para os que trabalham e residem no campo e entrevista aberta.-
Formato: dc.format1 recurso online (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Título: dc.titleTrajetória histórica e o educando com direito a educação do/no campo-
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