
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Fernando Cavalcanti, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Marcele Terezinha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50382 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50382 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Fernando Cavalcanti Moreira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 16-17 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O estudo desenvolvido no decorrer deste artigo visa resgatar um pouco da história do Assentamento Ireno Alves dos Santos, a luta de seus sujeitos e a construção de uma educação do Campo no Colégio José Alves dos Santos, sua proposta de educação junto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no sentido de localiza-la no contexto educacional brasileiro, reconhecer e salientar a importância e necessidade de sua contribuição para a construção de uma educação voltada para a emancipação humana. Mas para que se compreenda melhor a trajetória e a temática educação do/no campo precisa-se das leis, decretos, pareceres, textos oficiais, documentos, produções científicas e produções sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), buscando entender o posicionamento do Estado em relação às práticas educativas dos que trabalham e residem no meio rural brasileiro, assim, precisa-se entender a Educação do Campo a partir do seu contexto | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The study developed throughout this article aims to rescue a little of the history of the settlement Rani Alves dos Santos, the struggle of his subjects and the construction of a field education in high school José Alves dos Santos, his proposal of education along with the Landless workers movement (MST), finds her in the Brazilian educational context, recognize and stress the importance and need for his contribution to the construction of an education geared towards the emancipation human. But in order to be able to better understand the trajectory and the theme of education/in the field needs the laws, decrees, opinions, official texts, documents, scientific productions and productions about the landless workers movement (MST), seeking to understand the positioning of the State in relation to the educational practices of those who work and reside in the Brazilian countryside, thus, need to understand the education Field from its context. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento e desafio na construção de uma escola do campo : um estudo de caso no Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: