Intervenção pedagógica através do método do tema gerador de Paulo Freire

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlencastro, Lucia Helena, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Luiz Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50371-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lúcia Helena Alencastro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo relata uma experiência pedagógica ocorrida no Centro de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA) em Pato Branco – PR, na disciplina de física. A proposta se constitui na aplicação da teoria de Paulo Freire no estudo do eletromagnetismo, visto que este assunto é de difícil compreensão pelos alunos. Buscamos com esse trabalho seguir os passos da metodologia aplicada por Freire. Iniciamos pela investigação do mundo em que o aluno vive a fim de estabelecer um ponto de partida e um tema gerador. Nesse caso buscamos valorizar o conhecimento dos educandos, os quais, na sua maioria já se encontram no mundo do trabalho. Posteriormente, na problematização procuramos desenvolver no discente uma relação crítica com o objeto de conhecimento. Ao longo do processo buscamos elementos através de registros e observações e nos deparamos com um visível avanço destes alunos na compreensão do conteúdo proposto. Além disso, as relações deste com aspectos de seu cotidiano, relações com outras áreas do conhecimento e suas possibilidades de intervenção sobre essa mesma realidade.-
Formato: dc.format1 recurso online (20 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria eletromagnetica-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia marxista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleIntervenção pedagógica através do método do tema gerador de Paulo Freire-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.