Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Angelin, Paulo Eduardo, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Lucio de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50370 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50370 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Eduardo Angelim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente texto tem a pretensão de analisar as convergências pedagógicas entre os objetivos curriculares da Educação do campo com os objetivos curriculares da disciplina de Filosofia, para uma compreensão da importância do conceito enquanto instrumento da formação da consciência crítica que não apenas pode transformar a forma de pensar do sujeito aprendiz como torná-lo potencialmente capaz de transformar o meio político-social no qual está inserido. Para fundamentar o texto optou-se por uma revisão literária sobre essa dinâmica na Educação do Campo na disciplina de Filosofia e, ainda, por uma verificação qualitativa com entrevistas junto a alunos que fizeram a experiência de estudar a disciplina de Filosofia. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (20 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | - |
Título: dc.title | Os papéis da educação do campo e da disciplina de filosofia na construção da consciência crítica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: