A importância da gestão democrática escolar na promoção do combate às drogas e à violência

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Autor(es): dc.contributorBica, Gabriela Schenato, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRutcoski, Lucimara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50368-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gabriela Schenato Bica-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA escola em sua gestão democrática e participativa tem tudo a ver com os as expectativas, conflitos existentes e a aprendizagem. Portanto, a escola vem construindo o seu papel enquanto mecanismo de inclusão social, tanto nas escolas urbanas quanto nas escolas do campo, é através dela que se promove desde a infância inserção dos indivíduos dentro dos grupos sociais, como o aumento nos anos de escolaridade da população em idade escolar, no número de horas dos cursos, o que permite um convívio maior entre os indivíduos no espaço escolar. Dentro do sistema educativo, é bastante complexo. Por isso, uma das questões que vem sendo levantada e é de grande importância nas esferas escolares refere-se aos problemas com a violência e as drogas. A escola tem sido apontada como um local de grande incidência da violência e como local de primeiro contato com substâncias psicoativas. Partindo deste estudo, o projeto buscou enfocar a questão das drogas e da violência no ambiente escolar referido, apontar a importância de mudança de atitudes pelas pessoas envolvidas na escola e na comunidade, através do envolvimento de professores, alunos, familiares e demais membros da comunidade atribuindo-lhes estratégias de compromisso para o enfrentamento desse problema. As práticas foram desenvolvidas através de reuniões com a comunidade escolar, filmes, entrevistas, diálogos, produção de textos e músicas, e jogos, abordando o tema em questão. Percebeu-se assim, que a escola esta precisa estar mais envolvida e consciente dessa situação.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas - Escolas-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Título: dc.titleA importância da gestão democrática escolar na promoção do combate às drogas e à violência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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