Desafios da gestão democrática na escola do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcelo Silva da, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Lucélia Terezinha Dziubate-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50366-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50366-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo teve como objetivo buscar embasamento teórico e legal sobre a gestão democrática e relatar a experiência vivenciada depois de colocá-los em prática, analisando os desafios enfrentados e os fatores que necessitam ser superados para a efetivação da gestão, numa perspectiva participativa e descentralizada. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória bibliográfica, legal e de campo, referente ao tema em pauta. Justifica-se, entre inúmeras razões, pela necessidade de uma educação condizente e qualitativa para os povos do campo, sendo respeitadas as suas especificidades, pensada através do histórico e do olhar camponês e para este, com sua participação efetiva. O artigo mostra o campo teórico e a legislação vigente, bem como retrata todas as mudanças conceituais, atitudinais e de paradigma da comunidade escolar vivenciada, em uma escola do campo, que tenta implementar a gestão democrática, trazendo significado para os conhecimentos formais oferecidos pela escola, instrumentalizando o saber empírico e da prática social, oportunizando possíveis caminhos a serem trilhados, para uma transformação social, onde todos tenham direitos iguais e saibam disso.-
Formato: dc.format1 arquivo : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleDesafios da gestão democrática na escola do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.