Educação do campo : conhecer para desenvolver intervenção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Liliani Marilia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lourdes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50364-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Liliani Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 20-21-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve por objetivo pesquisar sobre a origem e desenvolvimento da educação brasileira, perfazendo caminhos através de legislações até chegar o período cujo desafio foi à implantação no território nacional da modalidade da Educação Básica a Educação do Campo. Verifica-se que a Educação no Brasil teve sua origem por volta do ano 1534, com os padres jesuítas que tinham como meta propagar os princípios de obediência à igreja Católica por meio da catequização dos indígenas. Nos cinco séculos de história do desenvolvimento do país, avanços significativos foram sendo construídos como o direito das mulheres estudarem. A última conquista relevante no campo educacional para o povo brasileiro foi a Constituição Federal de 1988, a qual defende que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que tem como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas e na sequência a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Nº. 9396 em 1996, a que também reafirma os direitos fundamentais. Após esse marco histórico, Decretos e Pareceres relacionados à educação foram aprovados e por ultimo as Diretrizes Nacionais da Educação do Campo. O presente trabalho teve por objetivo fazer um resgate histórico da educação brasileira com ênfase na Educação do Campo. Por fim, considera-se ainda, que servirá como documento orientador para as ações educacionais a serem desenvolvidas no Colégio Estadual do Campo Carbonera - Ensino Fundamental e Médio, localizado no Distrito Carbonera, município Maria Helena, sob a jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Umuarama no Estado do Paraná-
Formato: dc.format1 arquivo (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Título: dc.titleEducação do campo : conhecer para desenvolver intervenção-
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