Qualidade de vida nas escolas do campo

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Autor(es): dc.contributorBica, Gabriela Schenato, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorBurke, Liliane Ristow Rolinski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50362-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Gabriela Bica-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivos verificar como está a saúde dos alunos do campo, e se existe entre eles e a própria comunidade em que estão inseridos hábitos saudáveis, tanto relacionados à alimentação quanto a cuidados com o corpo. Através do projeto "Qualidade de Vida nas Escolas do Campo", implantado na escola Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras - Palmeira, para alunos da EJA, procurou-se diagnosticar fatores que prejudicam a saúde, como sedentarismo, alimentação inadequada, práticas de exercícios físicos realizadas de forma incorreta e a informar, incentivar e conscientizar através de temas relevantes a prevenção de doenças tanto físicas quanto psicológicas e emocionais relacionadas a hábitos de vida inadequados. Através desse projeto, foram adaptadas e levadas para o campo novas possibilidades de práticas físicas e de lazer, cuidados com a saúde e bem estar, através de atividades práticas - brincadeiras, dinâmicas, dança, ginástica aeróbica e localizada, alongamentos e relaxamento, testes físicos, primeiros socorros, entre outras - e teóricas, como estudos sobre os sistemas do corpo humano, distúrbios alimentares, alimentação saudável, lesões, Frequência Cardíaca Máxima (FCM), Índice de Massa Corporal (IMC), entre outras. Os alunos participantes do projeto foram avaliados através de várias atividades realizadas ao final de cada tema e uma avaliação teórica.-
Formato: dc.format1 recurso online (20 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Saúde e higiene-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleQualidade de vida nas escolas do campo-
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