O ensino de ciências na escola do campo : uma sustentabilidade na recuperação de nascencentes

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Autor(es): dc.contributorSilva, Marcelo Silva da, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Laureli Honória Guimarães da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50356-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcelo Silva da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo está vinculado a um dos temas mais significativos no tocante a ações de manutenção de recursos hídricos em pequenas propriedades rurais, objetivando assim a elevação da qualidade de vida dos moradores que podem, a partir desta prática, ter acesso à água de melhor qualidade. Este retrata a importância em desmistificar dentro da disciplina de ciências a preservação e recuperação de nascentes e reflorestamento, iniciando pela escola, tendo em vista uma melhor sustentabilidade e propor o seguimento desta atividade nas propriedades dos alunos e suas famílias, onde estes são os principais agentes para ajudar, incentivar e conscientizar na melhoria do ambiente visando à preservação dos recursos naturais. Este trabalho poderá ser ampliado na comunidade de trabalhadores rurais, com a participação dos alunos e professores da escola, visando à responsabilidade de cada integrante. A princípio o primeiro trabalho realizado referente à recuperação de nascentes foi realizado na propriedade de Luis Batista da Silva. Sitio Santa Maria, Município de Iretama, Km-1 Saída para Roncador. Acredito que este trabalho servirá como exemplo para outros proprietários. Tendo como apoio a comunidade escolar. Propondo a ideia de como aproveitar melhor nossos recursos naturais, tendo como o principal objetivo desenvolver a preservação e recuperação. Assim o trabalho já iniciado tem como objetivo a multidisciplinariedade dentro do contexto e interinstitucional, compostas pelos alunos e professores da Casa Familiar Rural de Iretama com parceria com a EMATER e Prefeitura Municipal permitiu que beneficiasse a cada aluno na realização das atividades propostas (recuperação de nascentes) no contexto da educação do campo.-
Formato: dc.format1 recurso online (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos hidricos - Proteção-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas propriedades rurais - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Comunidade escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleO ensino de ciências na escola do campo : uma sustentabilidade na recuperação de nascencentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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