Slogans políticos nas eleições para prefeito em Curitiba entre os anos de 1985 a 2012

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPanke, Luciana, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Júlio Cesar de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50341-
Descrição: dc.descriptionOrientadora Profª Drª Luciana Panke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 44-49-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com a recuperação da memória das eleições municipais de Curitiba-PR, analisando os "slogans" utilizados durante as campanhas eleitorais entre os anos de 1985 e 2012. Primeiramente realizou-se um levantamento do referencial teórico que nos traz técnicas sobre a criação de slogans utilizando-se dos autores: Reboul (1975), Iasbeck (2002) e Espirito Santo (2006). Na sequencia, foi feita uma pesquisa junto aos meios de comunicação (periódicos da sessão de história do Paraná da Biblioteca Pública do Paraná e jornais televisivos disponíveis na web) onde foram localizados os slogans relacionados no presente trabalho para então finalizarmos com uma análise das oito (8) últimas eleições, entre o que foi encontrado (os slogans), confrontando-os com o referido material bibliográfico, em especial o proposto por Luiz Carlos Iasbeck (2002). Considerando, sempre, os dois candidatos a prefeitos mais votados em cada pleito eleitoral, procurando encontrar qual o slogan utilizado que mais se enquadra na proposição técnica desenvolvida por Iasbeck (2002) e se existem diferenças (no que foi encontrado) entre os candidatos de situação e oposição, e se pelo resultado podemos conhecer algo sobre a sociedade curitibana.-
Formato: dc.format1 arquivo (49 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação política-
Palavras-chave: dc.subjectSlogan-
Palavras-chave: dc.subjectEleições locais-
Título: dc.titleSlogans políticos nas eleições para prefeito em Curitiba entre os anos de 1985 a 2012-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.