Gestão democrática na educação do campo

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Autor(es): dc.contributorMessa, Fabio de Carvalho, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Jucelaine Riquinha Gossler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50337-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fabio Messa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo aborda alguns elementos que é preciso considerar na educação do campo, para efetivar um processo de gestão democrática em todas as escolas de educação básica. A transformação social só acontece apartir das mudanças, com a intenção de melhor compreender apresenta- se problematizações do processo de gestão escolar, visando à constituição da democratização na escola do campo. Os objetivos específicos deste trabalho buscarão conceituar a Educação do Campo na perspectiva democrática identificar a gestão democrática como elemento essencial para a transformação social, e identificar ações e instrumentos que confirmam a gestão democrática na escola. A metodologia da pesquisa é dialética com abordagem qualitativa, analisando material bibliográfico, documental, envolvendo, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak- Ensino Fundamental e Médio Profissional Normal, da comunidade do Centro Novo, Assentamento Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos. Município de Rio Bonito do Iguaçu- PR. Na inferência percebe se que a formulação coletiva do projeto político pedagógico até a efetivação das propostas já se considera como espaço de transformação. Entendendo que o conjunto envolvendo direção equipe, pedagógica, professores, funcionários, alunos pais e comunidade podem efetivar as ações para a democracia. Assim trazemos no decorrer do texto o relato de uma experiência de gestão democrática que realmente contribuiu para transformar a realidade da comunidade em geral, entendendo que este é o melhor caminho para a escola publica que busca educação de qualidade.-
Formato: dc.format1 recurso online (17 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática da educação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleGestão democrática na educação do campo-
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