Reconhecendo e respeitando a cultura e a identidade dos sujeitos da educação do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Cristiane Rocha, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorOleinik, Josiele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50335-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50335-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cristiane Rocha Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo identificar se a educação ofertada aos alunos do campo tem reconhecido a cultura e a identidade do povo camponês. Para tanto, analisou-se as práticas educativas implementadas pela Escola Rural Municipal João Rodrigues da Silva, no município de Laranjeiras do Sul - PR. Para a aplicação deste trabalho realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com a aplicação de entrevista semi-estruturada, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico/documental, com pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos e suas respectivas famílias de uma comunidade campesina conhecida como Rio do Tigre, no município de Laranjeiras do Sul-PR, onde ainda encontramos classes multisseriadas e bisseriadas nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa comprovou que as práticas pedagógicas da educação do campo precisam ser revistas, a fim de reconstruir uma educação pública, democrática e de qualidade. É necessário também, buscar coerência entre o que se ensina e o que se aprende, com a realidade do povo camponês, valorizando sua cultura e sua identidade.-
Formato: dc.format1 recurso online (18 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Cultural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectClasses multisseriadas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Paraná-
Título: dc.titleReconhecendo e respeitando a cultura e a identidade dos sujeitos da educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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