
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cristiane Rocha, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oleinik, Josiele | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50335 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50335 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Cristiane Rocha Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo identificar se a educação ofertada aos alunos do campo tem reconhecido a cultura e a identidade do povo camponês. Para tanto, analisou-se as práticas educativas implementadas pela Escola Rural Municipal João Rodrigues da Silva, no município de Laranjeiras do Sul - PR. Para a aplicação deste trabalho realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com a aplicação de entrevista semi-estruturada, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico/documental, com pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos e suas respectivas famílias de uma comunidade campesina conhecida como Rio do Tigre, no município de Laranjeiras do Sul-PR, onde ainda encontramos classes multisseriadas e bisseriadas nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa comprovou que as práticas pedagógicas da educação do campo precisam ser revistas, a fim de reconstruir uma educação pública, democrática e de qualidade. É necessário também, buscar coerência entre o que se ensina e o que se aprende, com a realidade do povo camponês, valorizando sua cultura e sua identidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (18 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade Cultural - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes multisseriadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular - Paraná | - |
| Título: dc.title | Reconhecendo e respeitando a cultura e a identidade dos sujeitos da educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: