Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jose Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50333 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Lucia Maria Gonçalves De Resende | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste trabalho foi mostrar as possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos dentro de um processo de ensino voltado ao povo do campo. Nesta perspectiva, por meio de diálogo com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes 2 , surgiu a necessidade de verificar a possibilidade de intervenção na construção de aviário de baixo custo para pequenos produtores rurais. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa bibliográfica que pudesse nos dar encaminhamentos para o nosso trabalho, e nessa perspectiva a cartilha da EMBRAPA nos ofereceu todo embasamento necessário, para desenvolver nosso projeto, na intenção de construção de aviário para produção de frangos de corte em sistemas alternativos em pequena escala. O planejamento de conteúdos matemáticos como: sistema de medidas, escalas, ângulos, matemática financeira, gráficos, temperatura foram imprescindíveis para alcançar os objetivos propostos no desenvolvimento. Dessa maneira, este trabalho proporcionou para nossos alunos a possibilidade de intervenção de sua realidade, oferecendo de forma investigativa e construtiva, a valorização dos conteúdos matemáticos inseridos e articulados no contexto social e educacional dos alunos do campo. Foi possível mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais, oportunizando a ampliação de conhecimentos matemáticos adquiridos pelos alunos camponeses, realmente úteis na sua vivência cidadã. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatematica | - |
Palavras-chave: dc.subject | EMBRAPA | - |
Título: dc.title | O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: