O trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Jose Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50333-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lucia Maria Gonçalves De Resende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste trabalho foi mostrar as possibilidades de trabalhar conteúdos matemáticos dentro de um processo de ensino voltado ao povo do campo. Nesta perspectiva, por meio de diálogo com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes 2 , surgiu a necessidade de verificar a possibilidade de intervenção na construção de aviário de baixo custo para pequenos produtores rurais. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa bibliográfica que pudesse nos dar encaminhamentos para o nosso trabalho, e nessa perspectiva a cartilha da EMBRAPA nos ofereceu todo embasamento necessário, para desenvolver nosso projeto, na intenção de construção de aviário para produção de frangos de corte em sistemas alternativos em pequena escala. O planejamento de conteúdos matemáticos como: sistema de medidas, escalas, ângulos, matemática financeira, gráficos, temperatura foram imprescindíveis para alcançar os objetivos propostos no desenvolvimento. Dessa maneira, este trabalho proporcionou para nossos alunos a possibilidade de intervenção de sua realidade, oferecendo de forma investigativa e construtiva, a valorização dos conteúdos matemáticos inseridos e articulados no contexto social e educacional dos alunos do campo. Foi possível mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais, oportunizando a ampliação de conhecimentos matemáticos adquiridos pelos alunos camponeses, realmente úteis na sua vivência cidadã.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatematica-
Palavras-chave: dc.subjectEMBRAPA-
Título: dc.titleO trabalho de sequências didáticas para alunos de alfabetização da educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.