Consumismo e seus exageros : uma barreira à sustentabilidade

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Autor(es): dc.contributorAndrade, Almir Carlos, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorFranzon, Izonete Kazmierczak-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50321-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Almir Carlos Andrade-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA economia no Brasil vem se consolidando cada vez mais no cenário internacional, e este fato deve-se em grande parte a um aumento do poder aquisitivo das famílias. Com isso aumenta também a impulsividade para o consumismo. Fazer compras é um ato incentivado pela sociedade e principalmente pela mídia, que associa a aquisição de bens e produtos, com sentimentos de prazer, felicidade e bem estar. Isso porém, não significa que tenhamos que parar de consumir, e não comprar mais nada, mas sim entender que é possível explorar os recursos naturais de forma racional, procurando reduzir ao máximo os impactos ambientais, desenvolvendo técnicas de sustentabilidade capazes de manter o meio ambiente equilibrado ecologicamente, cultivando acima de tudo o respeito à natureza, pois é dela que advém os recursos necessários para a sobrevivência humana no planeta. Então diante deste cenário é necessário e urgente a conscientização dos sujeitos, em relação ao nível de consumo praticado diariamente, alertando-os que não necessitamos de muito para sobreviver, pois o essencial basta para termos uma vida digna e sem extravagâncias. A pesquisa foi de natureza quantitativa, e o processo metodológico adotado foi a revisão bibliográfica e pesquisa de campo, aplicada no ambiente de trabalho, com a finalidade de verificar o nível de consumismo, e o poder de influencia da mídia, nos sujeitos envolvidos neste projeto. O estudo mostrou que a falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter sérias consequências para o meio ambiente, visto que o cidadão não está se dando conta que deve mudar a sua postura em relação às questões ambientais e se tornar um consumidor consciente dos seus atos.-
Formato: dc.format43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBens de consumo - Aspectos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientalismo-
Título: dc.titleConsumismo e seus exageros : uma barreira à sustentabilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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