
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rojanira Roque dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50276 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50276 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/03/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 114-120 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar os significados de cultura identificados em documentos e em relatos de pessoas que participaram do programa Mais Cultura nas Escolas em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a análise documental e entrevistas. Na primeira fase do estudo, analisou-se a Resolução que regulamentou o programa e os Planos de Atividades Culturais elaborados pelas escolas participantes. A seguir, foram realizadas entrevistas com integrantes das equipes pedagógicas e gestoras das escolas e com pessoas vinculadas às parcerias culturais. Os materiais foram analisados utilizando como referencial teórico autores do campo dos Estudos Culturais, em especial, Raymond Williams. Como referencial metodológico, empregou-se a análise de conteúdo. Foram criadas três categorias de análise que classificaram a cultura a partir de seus principais significados: a primeira que ressalta os elementos sociológicos e antropológicos da cultura; a segunda que considera a cultura como forma de desenvolvimento no plano intelectual; e a terceira que vincula cultura à arte. Enquanto na Resolução do programa os aspectos sociais foram mais enfatizados, nos Planos das escolas destacou-se o significado de cultura vinculado à arte. No caso das entrevistas obtidas junto às equipes pedagógicas e gestoras foi identificada certa ênfase sobre o significado de cultura associada à formação intelectual. Já nas entrevistas obtidas junto às parcerias culturais, apesar do destaque dado aos aspectos intelectuais da cultura, também foi enfatizada sua dimensão social e antropológica. Assim, os resultados da pesquisa indicaram que, durante o desenvolvimento das atividades do programa, as três categorias coexistiram nas escolas pesquisadas, em diferentes graus de ocorrência, a depender dos materiais analisados. Palavras-chave: Educação. Cultura. Programa Mais Cultura nas Escolas. Significados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective in the present research was investigating the meanings of culture identified in documents and in people reports which participated in the Programa Mais Cultura nas Escolas in municipal system schools of Curitiba. The document analysis and interview were used as data collection methods. In the first part of study, one has analysed the Normative Resolution that established the program and the Culture Activities Guidelines designed by the participant schools. Afterwards, one has performed interviews with pedagogical and management teams and with cultural partners. The material were analised applying as theoretical reference authors from the field cultural studies, in special, Raymond Williams. From the methodological perspective, content analysis was used. According to the different meanings of culture, three cathegories of analysis were criated: the first one highlights sociological and antropological elements; the second one considers the culture as development in the intelectual level; and the third one links culture to art. Whereas in the Normative Resolution of the program the social aspects were more focused, in the schools' Guidelines one highlights the culture meaning linked to art. In the case of the interviews obtained from the pedagogical and management teams, we identified a kind of prominence about the meaning of culture associated to intelectual formation. On the other hand, in the interviews acquired from the cultural partners, though the highlight given to the intelectual aspects of culture, it was emphasized its social and antropological viewpoint as well. In this way, the research results indicated that the categories coexisted in the schoolar enviroment and presented different levels of advantage depending on the analised groups. Keywords: Education. Culture. Programa Mais Cultura nas Escolas. Meanings. | - |
| Formato: dc.format | 143 f. : il., algumas color., gráfs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Cultura | - |
| Título: dc.title | Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: