Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messa, Fabio de Carvalho, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gilvane Bezerra dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50272 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fabio de Carvalho Messa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo teve como foco investigativo a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos – Ensino Fundamental, localizada a 8 km da sede do município de São João, Sudoeste do Paraná, bem como os sujeitos envolvidos. Nesse relato procurou-se compreender o universo sociocultural da escola construído ao longo da sua história e os processos de mudanças ocorridos na atualidade. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso, possibilitando delimitar a realidade de forma aberta e flexível, tornando o campo de pesquisa focado na comunidade e escola de modo complexo e contextualizado. Muitos desafios foram encontrados, desde uma reelaboração da proposta pedagógica da escola condizente com as especificidades da escola do campo, a necessidade de formação continuada docente e de gestão, professores urbanos e com grande rotatividade, o comodismo, a falta de disponibilidade de provocar ou promover mudanças, sair da rotina construir o novo | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Debruçando-se sobre o passado para melhor compreender o presente : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - EF | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: