Debruçando-se sobre o passado para melhor compreender o presente : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - EF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMessa, Fabio de Carvalho, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gilvane Bezerra dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50272-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50272-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fabio de Carvalho Messa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo teve como foco investigativo a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos – Ensino Fundamental, localizada a 8 km da sede do município de São João, Sudoeste do Paraná, bem como os sujeitos envolvidos. Nesse relato procurou-se compreender o universo sociocultural da escola construído ao longo da sua história e os processos de mudanças ocorridos na atualidade. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso, possibilitando delimitar a realidade de forma aberta e flexível, tornando o campo de pesquisa focado na comunidade e escola de modo complexo e contextualizado. Muitos desafios foram encontrados, desde uma reelaboração da proposta pedagógica da escola condizente com as especificidades da escola do campo, a necessidade de formação continuada docente e de gestão, professores urbanos e com grande rotatividade, o comodismo, a falta de disponibilidade de provocar ou promover mudanças, sair da rotina construir o novo-
Formato: dc.format1 arquivo : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleDebruçando-se sobre o passado para melhor compreender o presente : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - EF-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.