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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cristiane Rocha, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Gilmar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50268 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50268 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Cristiane Rocha Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O artigo apresentado descreve o processo de luta das famílias do assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, especialmente as pertencentes ao acampamento Dez de Maio, que buscam o cumprimento do direito ao acesso à escola. A luta está entrelaçada com um objetivo ainda maio, que é a conquista da terra. O acesso à escola é conquistado num primeiro momento (junho de 1999), pela forma convencional de educação a qual, nos estamos habituados e ver e estudar. Posteriormente as famílias implantam no acampamento uma nova forma de ensino conhecida como Escola Itinerante. A experiência que começou no Rio Grande do Sul ganhou força e se espalhou por outros estados, onde o Movimento Sem Terra está organizado. Ela combina a participação dos próprios acampados no processo de ensino, participação das famílias na escolha dos educadores, e ainda a parceria com o Estado que garante recursos financeiros, estruturas, materiais didáticos e a legalidade do ensino. Este processo que iniciou em 2004, perdura até o ano de 2008 nas escolas municipais, quando o município assume após três anos da implantação do assentamento. | - |
| Formato: dc.format | 26 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socialismo agrário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
| Título: dc.title | Acampamento Dez de Maio : a luta pelo direito a educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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