A educação no campo e a valorização do meio rural como espaço de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiepolo, Elisiani Vitória, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Gessica Ramos Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50264-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Elisiani Vitória Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação no Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa faz um breve resgate da história da educação no campo, a fim de descrever as dificuldades encontradas pelos povos do campo na busca de uma educação no e do campo. O objetivo foi investigar as principais questões que influenciam a Educação no Campo, identificando suas possíveis causas e ações com o intuito de propor possíveis soluções para a área, destacando ainda a importância da Educação no Campo para professores e educandos. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de autores que explicitam o histórico da educação no campo no Brasil, além das concepções que envolvem a educação atual. A pesquisa envolveu a análise de documentos; entrevista com um professor que atua nesta modalidade de ensino e também com alunos que estudaram nesta escola além das famílias dos mesmos. As principais conclusões foram de que apesar das dificuldades encontradas, os professores e alunos do campo estão construindo uma escola capaz de mudar suas vidas; que estas escolas propiciam aos educandos formação para a cidadania, valorizando suas origens e a importância do campo para o país, indagando sobre o presente e o futuro. O trabalho defende que a Educação no Campo é muito importante, pois o campo é um território educativo, de produção, de solidariedade e de identidade cultural; é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvo lvimento da sociedade e que necessita de estudos constantes.-
Formato: dc.format1 recurso online (19 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos políticos-
Título: dc.titleA educação no campo e a valorização do meio rural como espaço de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.