O processo de reorganização do projeto político pedagógico : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - EF

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Autor(es): dc.contributorMessa, Fabio de Carvalho, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Fernanda Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50253-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ângela Massumi Katuta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, apresento um breve relato sobre o processo de reorganização do projeto político pedagógico de uma escola pública que oferta os anos finais do Ensino Fundamental e que tem buscado constituir uma identidade do campo, inicialmente por meio da mudança da nomenclatura da instituição, e posteriormente, por meio da reorganização da proposta pedagógica da escola. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso. O campo de pesquisa foi delimitado na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - Ensino Fundamental, que se localiza no campo e atende estudantes provenientes de comunidades campesinas no interior do município de São João – Paraná. Percebeu-se que o projeto político pedagógico da escola contempla bases teóricas e legais da educação do campo, no entanto, os professores ainda encontram dificuldades em adaptar suas disciplinas e metodologias as necessidades do contexto. Dentre os desafios encontrados para a efetivação de uma proposta pedagógica condizente com as necessidades do contexto estão: a alta rotatividade dos docentes, a necessidade de formação continuada, o fato de os professores serem em sua maioria, provenientes da área urbana e a ausência de mecanismos de participação efetiva da comunidade escolar na elaboração e desenvolvimento da proposta pedagógica. Dentre os avanços percebidos está principalmente o forte compromisso e engajamento por parte de alguns docentes da escola no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a educação do campo.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar - Paraná-
Título: dc.titleO processo de reorganização do projeto político pedagógico : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - EF-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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