Conceitos aplicados de trade marketing em canais de distribuição e varejo brasileiros : descrição e exemplificações de ações de trade marketing, realizadas em canais de vendas e distribuição do Brasil, entre os anos de 2003 e 2013

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Autor(es): dc.contributorTelma, Romeu Rossler, 1944--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorKüster, Fabiane Christina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:05:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:05:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50249-
Descrição: dc.descriptionOrientador :-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo enfoca os conceitos de trade marketing e sua aplicação no varejo brasileiro. Para tanto, apresenta as características do varejo e canais de distribuição, locais onde as ações de trade ocorrem, assim como demonstra as fragilidades do relacionamento entre as empresas envolvidas neste processo. Busca esclarecer a origem, conceitos e definições de trade marketing, apresentando suas ferramentas e principais objetivos. Após análise de tais referenciais, apresenta exemplos visuais práticos, realizados no Brasil entre os anos de 2003 e 2013, encontrados em pontos de vendas varejistas, ou implantados por empresas fabricantes de bens de consumo não duráveis, em seus canais de vendas. Dentre tais exemplos, destacam-se ações de aumento de visibilidade em pontos de venda, direcionamento de análises de sortimento de produto e gerenciamento de categoria, gestão de preço nos canais de distribuição e ações promocionais de incentivo a vendas, voltadas a consumidores e aos agentes de distribuição. A título de método, foi adotada uma pesquisa de natureza exploratória, delineada por pesquisa bibliográfica, por meio de dados secundários (livros e artigos sobre o tema), observação in loco em lojas de varejo, pesquisas na internet em sites de empresas que aplicam, ou divulgam, os conceitos estudados e entrevistas com peritos na área estudada, divulgadas por meio de veículos especializados. Ao final, apresenta um sistema de informações adequado para o controle das atividades da área, de forma a garantir o alcance dos objetivos de rentabilidade e vendas na empresa em que se aplica.-
Formato: dc.format230 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectCanais de distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleConceitos aplicados de trade marketing em canais de distribuição e varejo brasileiros : descrição e exemplificações de ações de trade marketing, realizadas em canais de vendas e distribuição do Brasil, entre os anos de 2003 e 2013-
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