Gestão democrática no espaço escolar : um desafio no processo de reconstrução do projeto político pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaglia, Edmilson Cezar, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorPrestes, Fabiana Gardasz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50248-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Edmilson Cezar Paglia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA concretização do Projeto Político Pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, uma vez que este deve reger seus passos na busca de um ensino de qualidade, devendo ser considerado um caminho de consolidação da autonomia da escola e deve ser embasado na observação da realidade onde a mesma se insere almejando a melhoria da comunidade escolar. Tal projeto é construído de forma coletiva, envolvendo gestores, professores, funcionários administrativos, alunos e pais para que a escola possa consolidar a sua democratização. Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio dos conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação dos valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Sendo assim, realizar estudos teóricos, refletir e aprofundar o nosso conhecimento sobre a estrutura da gestão democrática na educação tem grande relevância para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa. O presente artigo tem por objetivo compreender a contribuição do Projeto Político Pedagógico na construção e viabilização da gestão democrática no espaço escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online (20 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática da educação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-
Título: dc.titleGestão democrática no espaço escolar : um desafio no processo de reconstrução do projeto político pedagógico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.