
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paglia, Edmilson Cezar, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Prestes, Fabiana Gardasz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50248 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50248 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edmilson Cezar Paglia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A concretização do Projeto Político Pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, uma vez que este deve reger seus passos na busca de um ensino de qualidade, devendo ser considerado um caminho de consolidação da autonomia da escola e deve ser embasado na observação da realidade onde a mesma se insere almejando a melhoria da comunidade escolar. Tal projeto é construído de forma coletiva, envolvendo gestores, professores, funcionários administrativos, alunos e pais para que a escola possa consolidar a sua democratização. Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio dos conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação dos valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Sendo assim, realizar estudos teóricos, refletir e aprofundar o nosso conhecimento sobre a estrutura da gestão democrática na educação tem grande relevância para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa. O presente artigo tem por objetivo compreender a contribuição do Projeto Político Pedagógico na construção e viabilização da gestão democrática no espaço escolar. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (20 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | - |
| Título: dc.title | Gestão democrática no espaço escolar : um desafio no processo de reconstrução do projeto político pedagógico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: