Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Angelin, Paulo Eduardo, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Itoda, Érica Myeko Ohara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/50242 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50242 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Doutor Paulo Eduardo Angelin | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção no Colégio Estadual Humberto de Campos – EFM, em Atalaia-PR, onde atuo como pedagoga. No decorrer do curso observou-se que os objetivos da educação do campo apresentam o mesmo enfoque das demais modalidades educacionais: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a utilizar seus direitos e deveres. Como o colégio em questão não é do campo, optou-se em discutir com os professores sobre uma prática pedagógica que permita a compreensão (ensino e aprendizagem) não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. Assim, apresentar-seá de forma sucinta [1] as temáticas que nortearam as discussões (grupos de estudos) com os profissionais desse colégio; [2] a análise dos dados coletados junto aos professores, no que se refere ao imaginário docente, referente à proposta interdisciplinar e [3] uma sugestão de trabalho interdisciplinar para as turmas do 6º ano do ensino fundamental. A intervenção apresentada é o início de um longo trabalho de aprofundamento, contudo, esse primeiro passo, possibilitou que vários professores, ao observarem suas práticas, afirmassem que atuam de forma interdisciplinar e que com um maior engajamento do coletivo escolar a qualidade da educação pode sim ser melhorada com o uso dessa metodologia. Nesse sentido, a intervenção já apresentou seu êxito ao possibilitar que os profissionais refletissem sobre suas práticas educacionais | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinariedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Título: dc.title | Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: