Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo

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Autor(es): dc.contributorAngelin, Paulo Eduardo, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorItoda, Érica Myeko Ohara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:54:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:54:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50242-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Paulo Eduardo Angelin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção no Colégio Estadual Humberto de Campos – EFM, em Atalaia-PR, onde atuo como pedagoga. No decorrer do curso observou-se que os objetivos da educação do campo apresentam o mesmo enfoque das demais modalidades educacionais: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a utilizar seus direitos e deveres. Como o colégio em questão não é do campo, optou-se em discutir com os professores sobre uma prática pedagógica que permita a compreensão (ensino e aprendizagem) não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. Assim, apresentar-seá de forma sucinta [1] as temáticas que nortearam as discussões (grupos de estudos) com os profissionais desse colégio; [2] a análise dos dados coletados junto aos professores, no que se refere ao imaginário docente, referente à proposta interdisciplinar e [3] uma sugestão de trabalho interdisciplinar para as turmas do 6º ano do ensino fundamental. A intervenção apresentada é o início de um longo trabalho de aprofundamento, contudo, esse primeiro passo, possibilitou que vários professores, ao observarem suas práticas, afirmassem que atuam de forma interdisciplinar e que com um maior engajamento do coletivo escolar a qualidade da educação pode sim ser melhorada com o uso dessa metodologia. Nesse sentido, a intervenção já apresentou seu êxito ao possibilitar que os profissionais refletissem sobre suas práticas educacionais-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinariedade-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleContribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo-
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