Relato de uma experiência e algumas reflexões sobre o trabalho do pedagogo e a gestão democrática do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerrari, Ana Josefina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFolador, Emeline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/50229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/50229-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Josefina Ferrari-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo teve como objetivo a reflexão sobre a atuação do pedagogo na efetivação da gestão democrática no Colégio Estadual do Campo Paulo Freire. Apresenta num primeiro momento um resgate da gestão democrática a partir da década de 80. Demonstra como ocorreu o processo de instauração da gestão democrática nas escolas públicas e como se efetiva no interior destas. A partir do relato de experiência busca construir um elo entre o papel do pedagogo e a gestão escolar. Conclui que o pedagogo pode contribuir o processo de efetivação da escola com um espaço de construção da democracia através da possibilidade de participação dos sujeitos envolvidos no processo de pedagógico.-
Formato: dc.format1 recurso online (11 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação estudantil na educação-
Título: dc.titleRelato de uma experiência e algumas reflexões sobre o trabalho do pedagogo e a gestão democrática do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.